Coração- 11 Alimentos Que Fazem Bem Para Ele

O coração e os alimentos que fazem bem

Para a Saúde do Coração é muito importante cuidarmos da nossa alimentação, descubra 11 alimentos que fazem bem para esse órgão tão importante e para manter uma vida saudável.

Você já parou para pensar como anda o seu coração? Não estou falando de paixão romance ou alguma coisa parecida, mas sim da saúde do seu sistema cardiovascular.

Sabia que existem alimentos que bons para ele, que vão ajudar a prolongar sua vida?

Os alimentos podem ser grandes aliados da boa saúde. Veja quais são eles e já anote para comprar na próxima ida ao supermercado.

1- Abacate

O abacate é rico em gordura boa, a chamada gordura monoinsaturada, o abacate auxilia na redução de doenças crônicas no coração, além de, aumentar a absorção de Carotenoides, tem poder anti-inflamatório, reduzir o estresse, ajuda a controlar do colesterol e muitos outros benefícios para a saúde.

2- Berinjela

A berinjela, contribui da redução das taxas de triglicérides e do ácido úrico, o que caba diminuindo as chances de desenvolver as doenças cardiovasculares, além de ajudar na saúde de um dos seus órgãos mais importante, a berinjela é um poderoso antioxidante, melhora a saúde do cérebro, é rica em fibras, auxilia na perda de peso, entre outros benefícios que proporciona uma vida saudável.

3- NOZES E CASTANHAS

As nozes e castanhas são fontes de vitamina E, que protege o organismo contra as doenças do coração, elas também contribuem para o aumento do colesterol bom, o chamado HDL, impedindo assim o desenvolvimento de doenças cardíacas, outros benefícios das nozes e castanhas para o organismo são, ajuda no controle da pressão arterial, fortalece os ossos, auxilia no emagrecimento, ajuda no controle da diabetes, auxilia no sistema imunológico, entre outros. Porém, as castanhas e as nozes são muito calóricas, por isso, seu consumo deve ser moderado,  de preferência a quantidade recomendada pelo nutricionista.

Alimentos para o coração

4- AVEIA

A aveia possui uma alta quantidade de fibras que são responsáveis pela diminuição da absorção de colesterol e triglicérides, protegendo os sistema cardiovascular, além da proteção para o coração a aveia também, auxilia na perda de peso, ajuda no ganho de massa muscular, diminui os índices do colesterol ruim, protege a pele, entre outros benefícios para uma vida saudável.

5- CHOCOLATE AMARGO

O chocolate amargo é rico em flavonoides, que são substâncias que protegem o coração, além disso, o chocolate amargo melhora a função das plaquetas e a sensibilidade à insulina, o que ajuda no controle da pressão arterial e atua como antioxidante.

6- AÇAFRÃO DA TERRA (cúrcuma)

O açafrão da terra, protege as paredes das artérias, e ajuda na prevenção das inflamações ao longo das vias, isso faz com que todo o sistema passe a funcionar de uma forma mais fluída e sem surpresas desagradáveis.

7- VINHO TINTO

O vinho tinto possui os chamados polifenóis, que são as substâncias naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Uma dose de vinho consumido durante as refeições é um importante componente para a saúde do coração, lembre-se, não é para sair se embriagando com vinho, uma dose durante as refeições é suficiente para fazer a diferença na saúde.

8- SALMÃO

O salmão, é um excelente alimento para o coração, pois ele contêm uma grande quantidade de ômega 3, vale ressaltar que os peixes criados em cativeiros em locais abertos são possuem melhores índices de ômega 3.

O ômega-3 reduz a arritmia, aterosclerose e os triglicérides, é recomendado o consumo pelo menos umas duas vezes por semana, para uma vida com mais saúde acrescente o salmão nas suas refeições.

Alimentos para o coração 2

9- TOMATE

O tomate é rico em potássio, que ajuda a proteger o sistema cardiovascular, além de possuir o chamado licopeno, que ajuda a limpar o sangue, eliminando o LDL e mantêm os vasos mais dilatados, o que facilita a fluidez dos vasos sanguíneos, reduzindo os riscos de ataque cardíaco, é importante ressaltar que se você já teve ou tem ocorrências de cálculos renais, evite comer as sementes do tomate.

10- BRÓCOLIS

O brócolis possui fibras que ajudam a regular a pressão arterial, além de ser rico em vitamina K, que melhora a coagulação sanguínea, além disso o brócolis, ajuda a emagrecer, auxilia na limpeza do organismo, protege a saúde dos olhos, ajuda a tratar a anemia, entre outros benefícios para o organismo.

11- MELANCIA

A melancia é uma fonte de minerais (potássio, magnésio, cálcio e ferro) e de aminoácidos (citrulina e arginina), a melancia também é rica em propriedades antioxidantes, que facilitam o bom desempenho das artérias. O consumo dessa fruta ajuda a prevenir o surgimento das doenças degenerativas, como o câncer de estômago, pulmão e de próstata, trata também a diabetes e reduz a pressão arterial, quantos benefícios em uma só fruta.

 

Gostou dos alimentos que fazem bem para o coração?

Curta e compartilhe em suas redes sociais, faça esse conteúdo chegar no maior número de amigos, transforme a vida das pessoas que fazem parte do seu círculo de amizade.

Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *